Publicado em 29/01/2017 às 16:00 · Beleza

Pele hidratada e protegida no verão
Com o verão a todo vapor, alguns cuidados diários devem ser tomados com a pele

O verão está fervendo e, com isso, queremos curtir as altas temperaturas, aproveitando ao máximo a praia, piscina, praticando mais esportes e por aí vai. São tantas programações para aproveitar o solzão que podemos até esquecer de tomar cuidados essencial com a pele. Vamos fazer um checklist? Você tem usado hidratante e protetor solar diariamente? Sua pele anda muito oleosa devido ao calor? Para nos ajudar com essas questões, conversamos com um dermatologista que deu dicas valiosas de como cuidar da pele no verão.

Desde quando você acorda, a pele já precisa de alguns cuidados diários que podem ser mais simples do que imagina, como lavar o rosto com água fria, que, segundo o dermatologista Alberto Cordeiro, da clínica estética Horaios, é ótimo para o rosto. “O primeiro passo é sempre lavar o rosto com água preferencialmente fria. Nesse período de calor, deve-se usar sabonete para peles sensíveis, já que geralmente a pele está exposta ao sol, mar, piscina, etc; ficando mais predisposta a irritações”, conta.

Logo após a lavagem, como segundo passo, usa-se um tônico ou adstringente. “No caso de peles oleosas e acnéicas, é ideal usar um adstringente. Um tônico ou hidratante leve também é importante. Mas muito na escolha dos hidratantes para o verão, estes devem ser em serum ou loção, pois são mais leves que cremes e pomadas. Além disso, devem ser não oleosos e não comedogênicos, ou seja, que não bloqueiem os poros”, explica o dermatologista.

skincare-1461395_960_720
Higienizar a pele e depois aplicar um tônico são passos simples que devem ser adotados diariamente

E, claro, o uso do protetor solar é primordial para proteger a pele. “O terceiro passo é aplicar o protetor solar. À noite os passos são os mesmos, porém ao invés de protetor solar, recomendo anti-oxidantes que são ótimos para prevenir o envelhecimento, como vitamina C e Resveratrol”, explica Cordeiro.

O dermatologista ainda recomenda sempre o uso do hidratante após o banho. No caso de piscina ou mar, sempre lavar o corpo em água corrente e depois aplicar hidratante. “O período imediatamente posterior ao banho é quando a pele está mais predisposta, pois os seus poros estão abertos para receber o hidratante”, explica. Lembrando que a pele do corpo deve ser hidratada no mínimo duas vezes ao dia.

sunblock-1461397_960_720
No verão a pele precisa ser hidratada, pois perde muito líquido

Para evitar a oleosidade excessiva da pele, o ideal é não lavar o rosto muitas vezes ao dia, pois isto causa oleosidade rebote. Além disso, usar produtos de boa qualidade é essencial.Também deve-se ter cuidado com a alimentação. “Alimentos a base de leite e açúcares simples podem causar oleosidade. E é sempre bom reforçar que sim, deve-se tomar, no mínimo 2 litros de água por dia. Pode trocar por águas aromatizadas e até por sucos, desde que naturais ou com o mínimo de conservantes e calorias. Refrigerante, nunca”.

TAGS: , ,

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!

De cara “quase” limpa

De cara “quase” limpa

Riqueza no olhar

Riqueza no olhar

Papo calcinha: Camila Coelho

Papo calcinha: Camila Coelho

Troféu da beleza

Troféu da beleza