Publicado em 08/09/2016 às 12:00 · Bem-estar

Óleo dos deuses
Além de ser muito bem-vindo na dieta, o óleo de coco traz outros benefícios

O óleo de coco é bastante conhecido entre as mulheres por ser um forte aliado na hora de emagrecer, e ainda possui muitas outras utilidades que fazem bem à saúde corporal. O atleta Pita Nikolas Aufatofua causou um auê na cerimônia de abertura das Olimpíadas ao entrar no Maracanã carregando a bandeira de seu país, Tonga, todo besuntado de óleo. Em uma entrevista, Pita explicou que aquilo era óleo de coco e que fazia parte da cultura de seu povo se besuntar com o óleo antes de usar o traje típico do país – uma tonga Ngatu, tradicional tecido da Polinésia feito de casca de árvore. Na cultura ou em favor dos benefícios das mulheres, o óleo de coco tem uma ótima reputação!

Atleta Pita Nikolas carregando a bandeira de seu país, Tonga, no evento de abertura das Olimpíadas 

Por ter alto poder hidratante, o óleo de coco pode trazer diversos benefícios para a pele. De acordo com a dermatologista Ericka Aguiar, ele pode ser usado como antirrugas, pois reduz a formação dos radicais livres que causam o envelhecimento; na cicatrização das feridas; e, o melhor de tudo, para prevenir as estrias e ajudar na redução delas! A médica acrescenta que o óleo de coco também pode ser usado no combate à acne. “Ele é uma fonte de poderosos agentes antimicrobianos, como o ácido láurico, por exemplo, que mata bactérias na pele. Além disso, por manter a hidratação, melhora a função de barreira da pele contra infecções e micro-organismos. Pode ser usada na pele uma fina camada do produto, à noite” , explica Ericka.

coconut-oil-1469337_960_720O óleo de coco é um ótimo hidratante corporal e um forte aliado na dieta

Outro benefício é que ele também pode ser usado como demaquilante! O óleo de coco é capaz de retirar até maquiagens à prova d’água e ainda ajuda a hidratar os cílios. Uma dica bem legal é passar o óleo com um algodão na área dos olhos e deixar agir por alguns segundos, para que os cílios absorvam bem o produto. Assim, a maquiagem poderá ser removida com mais facilidade. Além disso, ele também é um ótimo aliado na restauração do brilho, da maciez e na hidratação do cabelo. Em pequenas quantidades, pode ser aplicado nas pontas das madeixas, como leave-in.

coconut-1501392_960_720 O óleo de coco extravirgem é extraído do coco mantendo suas propriedades naturais

Para a felicidade de muitas mulheres, o óleo de coco também é muito bem-vindo na dieta! De acordo com a nutricionista Kely Damasceno, ele facilita a digestão e a absorção de nutrientes. A dose diária recomendada é de duas colheres rasas de sobremesa. “No entanto, o uso inadequado pode causar diarreia e desconforto gástrico, além de ganho de peso”, alerta Kely.

A única preocupação que devemos tomar na hora de manusear ou ingerir o óleo de coco é sempre se certificar de que ele seja extravirgem, pois essa versão não contém alterações químicas, mantendo assim suas propriedades naturais.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!

Afinal, quem é você, detox?

Afinal, quem é você, detox?

Fiquem de olho

Fiquem de olho

Mitos e verdades sobre a asma

Mitos e verdades sobre a asma

Força na peruca

Força na peruca