Publicado em 17/04/2017 às 12:00 · Sabores

Forte e picante
Descubra por que você deve plantar suas próprias pimentas em casa

Como o brasileiro gosta de comida bem temperada, aquela pimentinha não pode faltar durante as refeições. Seja no tempero, no molhinho ou até no prato principal, a pimenta é um ingrediente realmente importante na culinária brasileira. Além do aroma e do sabor inesquecíveis, as pimentas também trazem benefícios a nossa saúde. A principal substância encontrada na pimenta, a capsaicina, possui propriedades expectorantes, descongestionantes e termogênicas.

Pimentas 3 baixa
Além de trazer um sabor indescritível às refeições, a pimenta também traz benefícios a nossa saúde

Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de uma comida sem pimenta, então vai gostar dessa sugestão. Que tal plantar sua própria pimenteira em casa? Existem diversos tipos de sementes de pimenta, que vão da mais suave à extremamente picante. Toda essa variedade de sabor e picância pode somar-se ao frescor e à praticidade de colher suas próprias pimentas na hora. Segundo Cláudio Nunes, gerente de desenvolvimento do mercado Isla, só é preciso tomar alguns pequenos cuidados na hora de plantar sua pimenteira. “A pimenta é uma planta de fácil cultivo, pode-se produzir em vasos e jardins, basta ter alguns cuidados com o manejo da água e poda. Ela não tolera temperaturas muito baixas, por isso, no cultivo em vasos dentro de casa, coloque a planta em um local que receba luz solar direta. A pimenta prefere solo leve, fértil e bem drenado. A planta pode produzir frutos por um longo período. Após algumas colheitas, realize a poda da planta para estimular o rebrotamento e a produtividade”, explica.

shutterstock_220942279 (baixa)
É fácil e bem prático plantar e manter sua própria pimenteira em casa 

Por mais ardentes que sejam, as pimentas também servem para adoçar nosso paladar. É possível fazer geleias caseiras deliciosas a partir da fruta da planta. Não acredita? A chef Nati Tussi, do restaurante POA, prova que é verdade ensinando uma receita de geleia feita com pimenta Dedo de Moça.

GELEIA DE PIMENTA

Ingredientes:

  • 80g de pimenta Dedo de Moça picada e sem sementes
  • 1 maçã ralada
  • 500g de açúcar
  • 100ml de vinagre branco
  • 30g de alho picado
  • 600ml de água
  • 80g de gengibre ralado

Modo de preparo:
Coloque todos ingredientes em uma panela, mexa algumas vezes durante o processo e deixe reduzir em fogo baixo até atingir consistência cremosa.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!

Para comer com os olhos

Para comer com os olhos

Sem culpa

Sem culpa

Vegetal: sim ou com certeza?

Vegetal: sim ou com certeza?

O mar está para peixe

O mar está para peixe