Publicado em 30/10/2016 às 14:00 · Descobertas

Devolvendo o verde
Jornal e lápis sustentáveis são grandes aliados na preservação do meio ambiente

Milhares de árvores são derrubadas para serem transformadas em papel para o nosso uso, mas acabamos por desperdiçá-lo. Se pararmos para pensar um pouquinho, concluiremos que a quantidade de papel que jogamos fora é equivalente ao número de árvores derrubadas — sem contar que o papel demora quatro semanas, em média, para se decompor no meio ambiente. Então, o que podemos fazer para evitar esse desperdício? O periódico sustentável japonês The Mainichi criou uma solução: um jornal que vira planta.

O primeiro jornal fértil do mundo é todo feito com material reciclado e suas páginas contêm sementes, inseridas durante a fabricação. A tinta é totalmente vegetal e atua como fertilizante. Geralmente, logo depois que lemos o jornal, ele acaba indo parar no lixo, mas o The Mainichi não. Depois de ler as novidades, basta enterrar o papel em um vaso com terra, regá-lo com frequência que, em alguns dias, terá uma nova notícia: seu jornal floresceu! A solução sustentável dá continuidade ao ciclo natural, pois o jornal nasce das plantas e volta a se transformar em uma delas.

140920161

Para brotar uma linda flor, é preciso enterrar a folha do jornal em um vaso com planta (foto: Divulgação)

Partindo do mesmo princípio, com o intuito de preservar o meio ambiente e devolver à natureza as árvores que são derrubadas, um grupo de estudantes de design do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveu o Sprout, um lápis ecológico que também vira planta. O lápis contém uma cápsula na extremidade, onde abriga as sementes no lugar da borracha. Depois de ser bastante usado e apontado, é só jogar o que restou do lápis na terra e regá-lo que, imediatamente, acontecerá o processo de germinação, do qual brotarão flores, ervas, temperos ou legumes. Isso confirma o princípio de Antoine-Laurent de Lavoisier de que, na natureza, nada se perde, tudo se transforma.

pencil_content

Cada lápis contém um tipo diferente de semente (foto: Reprodução/Site oficial)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!

Destino: África

Destino: África

#TeteATete com Anitta

#TeteATete com Anitta

#TeteATete com Hugo Gloss

#TeteATete com Hugo Gloss

Vem, carnaval

Vem, carnaval