Publicado em 06/04/2017 às 13:00 · Mundo Animal

Delicioso, mas perigoso
Descubra os perigos que o chocolate pode trazer aos animais

No mês da Páscoa, os chocolates recheiam a nossa geladeira antes mesmo do feriado chegar e, claro, não resistimos e já começamos a devorá-los antes da hora. Assim como esse doce maravilhoso é tão irresistível para nós, também é para os nossos bichinhos, mas com uma única e grande diferença: o chocolate é extremamente tóxico para os animais de estimação. “O fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. Quanto mais cacau, mais teobromina o produto contém e mais tóxico ele é”, explica a médica veterinária Keila Regina de Godoy, da PremieR pet.

dark-brown-milk-candy
O chocolate é extremamente tóxico para os bichinhos de estimação e causa mal-estar

Segundo a veterinária, a teobromina age intensamente no organismo, podendo ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. “A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida pelo bichinho. Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, mais tóxico ele será. No entanto, o chocolate ao leite e o chocolate branco também fazem mal e não devem ser oferecidos aos pets”, esclarece Keila.

dog-1224267_960_720
O chocolate pode causar excitação nervosa, vômitos, diarreia e até taquicardia nos bichinhos 

Além do risco de intoxicação e mal-estar, o chocolate também pode fazer com que os bichinhos desenvolvam outros tipos de problemas no organismo, como a obesidade e suas complicações. “Apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de indisposições gastrointestinais, principalmente em animais pequenos e jovens”, conta a veterinária.

cat-1046544_960_720
Para evitar o pior, não devemos ceder aos olhares pidões dos nossos bichinhos e nunca dar chocolate a eles

Por mais que parta nossos corações ver aqueles olhinhos pidões, não devemos dar um pedacinho sequer de chocolate para os bichinhos. Também é muito importante ficarmos atentos para que não haja nenhum “assalto” inesperado à geladeira e alertar os pequenos a não oferecerem o doce aos animaizinhos. Se o seu cãozinho ou gatinho ingerir o chocolate acidentalmente, leve-o ao veterinário imediatamente.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!

Parem agora!

Parem agora!

Toca da Onça

Toca da Onça

Alerta fofura!

Alerta fofura!

Delicioso, mas perigoso

Delicioso, mas perigoso