Publicado em 03/08/2016 às 10:00 · Sabores

Café: dose diária de saúde
Além de ter muitos benefícios quando consumido na dose adequada, o café também é saborosíssimo e inspira cafeterias cheias de charme.
CaféViriato-RychelmeBraga3

(foto: Café Viriato / Rychelme Braga / divulgação)

Seja coado ou espresso, misturado, gelado, gourmet ou prensado, o café é uma excelente maneira de começar o dia com energia renovada. Os brasileiros amam tanto o café que ele ganhou uma data para chamar de sua, o dia 24 de maio, quando também são iniciadas as colheitas em grande parte das regiões produtoras do grão. O Brasil, além de ser o maior exportador e produtor de café, também está na segunda posição no ranking de países que mais consomem o produto, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O café, além de ter aroma e sabor inconfundíveis, também é usado no preparo de doces, como o delicioso e mundialmente conhecido tiramisu, em molhos, saladas, drinques e onde mais a sua criatividade chegar. Entre seus benefícios, a nutricionista Mariana Froes destaca a presença de inúmeros antioxidantes que têm efeito antinflamatório e ajudam a reduzir o colesterol, além da presença dos ácidos clorogênicos, que evitam o câncer no fígado. E não é só o consumo que traz benefícios. De acordo com um estudo feito pelo Instituto D’or, no Rio de Janeiro, o cheirinho delicioso do café ativa regiões no cérebro que regulam as sensações de prazer, atenção e motivação. No entanto, o alto consumo também pode fazer mal à saúde. “Quanto aos benefícios estamos falando em doses controladas, de duas a quatro ao dia, podendo variar de acordo com cada tipo de pessoa, levando-se em consideração a sensibilidade que cada indivíduo apresenta ao café. Ele também é irritante de mucosa, ou seja, pessoas com gastrite, por exemplo, devem evitá-lo. A cafeína também compete com a absorção de diversos nutrientes importantes como cálcio, magnésio e ferro, por isso é importante que ela não seja consumida durante as grandes refeições. Além disso, ela também pode aumentar os níveis de cortisol, hormônio que, quando está desregulado, dificulta a perda de peso, favorece o ganho de gordura abdominal, além de outros efeitos”, complementa a nutricionista.

O número de cafeterias no Brasil e no mundo não para de crescer, e já existem até aplicativos para dar um help na hora de escolher o lugar mais perto para fazer um pit stop e repor as energias, como o Guia de Cafeterias do Brasil. Ele traz um roteiro completíssimo de cafeterias por todo o território nacional, com dicas de lugares que oferecem um ótimo serviço e também quitutes para acompanhar a bebida. Além disso, apresenta o top 20 com as melhores casas que se destacam pela tradição. O Find Me Coffee é outro exemplo. Com base na sua localização, o aplicativo busca e indica a cafeteria mais próxima de você. Ainda é possível encontrar comentários e avaliações dos locais feitos por outros usuários e filtrar escolhas com opções como: aberto 24 horas, Wi-Fi ou estacionamento disponível. Como é em inglês, conta com uma lista maior de estabelecimentos nos Estados Unidos e no Canadá – o que faz dele uma ótima opção em viagens. Para os que também apreciam preparar um cafezinho em casa, o mercado atual oferece uma imensa variedade de máquinas e acessórios, além de marcas de café para todos os gostos e bolsos.

Ficou com vontade de tomar um café fresquinho? Fizemos uma seleção de lugares que são paradas obrigatórias no Brasil e no mundo.

 

  • Le Pain Quotidien (São Paulo, SP) - http://www.lepainquotidien.com.br/ (foto: divulgação)
  • Café Sorelle (Rio de Janeiro, RJ) - http://www.cafesorelle.com.br (foto: Ana Branco / divulgação)
  • Suplicy - Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília - http://www.suplicycafes.com.br/cafes (foto: divulgação)
  • Café com Letras (Belo Horizonte, MG) - http://www.cafecomletras.com.br (foto: Samira Motta / divulgação)
  • O Pátio Café & Cozinha (Recife, PE) - http://opatiocafe.com.br (foto: divulgação)
  • Baden Cafés Especiais (Porto Alegre, RS) - http://www.badencafe.com.br (foto: Tiago Trindade / divulgação)
  • Ernesto Cafés Especiais (Brasília) - https://www.instagram.com/ernestocafesespeciais (foto: Antúria Viotto / divulgação)
  • Café Viriato (Fortaleza, CE) - http://alice.com.br/casa-viriato (foto: Rychelme Braga / divulgação)
  • Cafelier (Salvador, BA) - http://www.cafelier.com.br (foto: divulgação)
  • Tisserie (Nova Iorque - EUA) - http://www.tisserie.com (foto: divulgação)
  • Brinckwood Coffe & Bread (Londres - UK) - http://www.brickwoodlondon.com (foto: reprodução / site oficial)
  • Angelina Paris (Paris - FR) - http://www.angelina-paris.fr (foto: reprodução / site oficial)

 

*Foto da home: Café Viriato / Rychelme Braga

TAGS: , ,

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!

Saudavelmente leve

Saudavelmente leve

Deu onda

Deu onda

Pizza natureba

Pizza natureba

Quente ou gelado?

Quente ou gelado?